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Sete dicas de ouro para liderar equipes

Não basta ter carisma. Um bom líder, dentro de uma empresa, precisa compreender a cultura organizacional e disseminar a identidade estratégica da organização para todo o seu time.

Líderes que acham que “missão, visão e valores” são  três palavras bonitas, mas que nada significam, e  que qualquer copia e cola dá conta de resolver, porque “papel tudo aceita”, precisa reprogramar o seu mindset urgentemente.

Pois o fato é que o mundo mudou e empresas deixaram de ser vistas apenas como negócios que precisam dar lucro, gerar empregos e bater metas. Hoje, a sociedade espera mais de nós, empresários: que tenhamos um comportamento ético e responsável não apenas com nossos colaboradores, mas também com o meio ambiente e a sociedade em que estamos inseridos. 

Por isso, cada vez mais empresas investem em treinamento interno, workshops, palestras e afins. Pela mesma razão, os antigos Departamento de Recursos Humanos estão mudando de nome. Em muitas empresas, os velhos RHs hoje são chamados de “Gestão de Pessoas” ou mesmo “Gestão de Talentos”.

Estudioso que sou deste tema, arrisco compartilhar as sete dicas que considero “de ouro” no exercício da liderança corporativa e que temos buscado cada vez mais disseminar internamente, entre as nossas lideranças. Vamos a elas!  

1.    Autoconhecimento: Com exceção de Deus, ninguém é bom em tudo. Um líder precisa ter consciência das suas fraquezas e externalizá-las. Isso humaniza um líder, e o ajuda, inclusive, a ter a empatia dos seus liderados.

2.    Capacidade de delegar: Perfis excessivamente centralizadores em geral são maus líderes. Por isso, “delegar” – o que é bem diferente de “largar” – é desejável, desde que haja a devida orientação na realização das tarefas e acompanhamento das mesmas. Uma equipe funciona melhor quando cada um tem conhecimento de suas responsabilidades e dos resultados esperados. Confiança é a base de toda a relação.

3.    Comunicação: Comunicação não é o que você diz, mas o que o receptor entende. Por isso, a comunicação clara, transparente e eficiente é fundamental. Fofocas e desconfianças podem minar um ambiente de trabalho. Por isso, ao primeiro sinal de mal entendidos, o líder deve entrar em ação.

4.    Ser exemplo: É fundamental mostrar o exemplo para seu time. Se o líder cobra, ele deve mostrar que mete a mão na massa quando necessário. A credibilidade está diretamente ligada ao exemplo.

5.    Postura positiva: Um líder deve ser um agente de motivação mantendo a energia positiva e otimismo no alto, sempre.

6.    Atenção e escuta: Embora o líder tenha a responsabilidade de tomar a decisão final, ele sempre vai buscar escutar as diferentes opiniões antes de tomar a sua. E deverá escutar a todos sem desmerecer ninguém, ainda que ache algumas sugestões estapafúrdias, pois o verdadeiro líder encoraja a participação de todos.

7.    Formar sucessores: Um verdadeiro líder não teme ser substituído, pelo contrário, ele sabe que o crescimento e a sobrevivência das organizações depende de que haja sucessores à altura – ou até melhores – que os atuais. Verdadeiros líderes são, acima de tudo, generosos e ficam felizes ao ver o time crescer.  

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