O que é?
Quando estamos à frente de uma empresa ou de um negócio, temos que lidar com tomadas de decisão e ações de grande ousadia ou precisão. Lidamos com equipes, grupos e times dedicados a determinados processos ou atividades.
Uma empresa é como uma máquina, uma engrenagem, onde cada pessoa atua como uma peça especifica que faz essa engrenagem funcionar.
Por isso, considerando as competências de liderança fundamentais, ressalto que o relacionamento interpessoal tem enorme peso nos resultados positivos de um empreendimento.
Relacionamento interpessoal está ligado à confiança e lealdade. É o desenvolvimento de um vínculo, que surge e fortalece ao se conhecer, interagir e criar laços com indivíduos e com o grupo. No caso do trabalho, podem ser os colegas, chefes ou qualquer outra pessoa que chegue em nossa vida por meios profissionais.
A partir de um movimento de todos os envolvidos para manter relações saudáveis, a tendência é que os conflitos, divergências e situações da rotina não desgastem os relacionamentos, afetando a qualidade de vida dos envolvidos.
Uma empresa como uma célula social
Preservar essas boas relações com quem nos cerca é essencial para atender necessidades comuns da espécie humana, como viver em sociedade e construir conexões significativas. Ainda que alguém opte por morar sozinho, por exemplo, vai depender de uma série de serviços para levar a vida em conforto, além do contato com familiares e amigos para manter a saúde emocional em dia.
Uma pessoa passa, geralmente, um terço do seu dia no trabalho. É importante que esses momentos sejam vividos de maneira leve e positiva, já que um ambiente desgastante prejudica tanto o colaborador quanto a empresa.
Tipos de Relacionamento Interpessoal
As relações interpessoais ocorrem em diferentes esferas da vida.
Cada relacionamento que estabelecemos com uma pessoa ou um grupo é único e tem suas próprias particularidades.
Em um contexto geral, podemos dividir as relações em três tipos.
1) Pessoal
Engloba todos os relacionamentos que estabelecemos através de laços sanguíneos (família), criação (família, amigos) ou interesses em comum (colegas de escola, faculdade, equipes, eventos sociais, parceiros amorosos).
Esse tipo de relacionamento está presente desde o nosso nascimento, portanto, tem grande influência sobre a formação da personalidade, visão de mundo, valores, rotina e até dos gostos pessoais.
2) Virtual
Criado a partir da popularização da internet, o relacionamento interpessoal virtual costuma ser menos profundo e estar relacionado a momentos de lazer na frente de uma tela.
São aqueles amigos que conhecemos pelas redes sociais, que reencontramos por meio da internet ou com quem nos distraímos jogando na mesma equipe nossos games favoritos.
Apesar de a maioria das relações virtuais ser superficial, há quem estabeleça laços profissionais e até amorosos nesse formato.
3) Profissional
Reúne o relacionamento interpessoal no campo corporativo, com pessoas que interagem para dar andamento a projetos e negócios.
Pode incluir um tom de formalidade, em especial quando os indivíduos não se conhecem bem, ou se dar de um jeito mais descontraído, dependendo da cultura empresarial.
Como desenvolver relações interpessoais no trabalho?
1. Pratique a escuta ativa
A habilidade de quem pratica bem a escuta ativa vai além do “fazer silêncio e prestar atenção” quando alguém está falando
2. Esteja aberto para feedbacks
Feedbacks são importantes em todos os momentos, não apenas quando estamos construindo relações interpessoais no trabalho.
3. Coloque-se no lugar do outro
O bom relacionamento interpessoal no trabalho parte da ideia que lidamos com diferentes perfis comportamentais. Por isso, tudo se torna mais fácil quando focamos as interações no outro, nos abrindo para compreender seu ponto de vista.
4. Adapte sua abordagem
Prefira sempre a comunicação não violenta e tons mais brandos, mesmo que precise chamar a atenção para uma conduta inadequada.
5. Respeite as diferenças
Não conseguimos nos relacionar de maneira honesta com o outro sem entender que somos seres únicos. Saber disso significa abraçar as diferenças e ser tolerante ao encontrar algo capaz de gerar pontos de discórdia.
Eu Empresário- Por Alessandro Carvalho de Miranda
Por tudo que descrevo acima, eu, como empresário, valorizo colaboradores com boa capacidade de relacionamento interpessoal. Algumas competências são possíveis de desenvolver qualificando ou capacitando o profissional, mas a capacidade de lidar de forma serena, madura e – sobretudo – harmoniosa, agregam imenso valor a uma equipe, contribuindo para um ambiente mais produtivo.