Se você já se fez a pergunta que está no título desse artigo, isso é um bom sinal. Uma demonstração de que você está se autoavaliando e buscando compreender que tipo de profissional e ser humano você é dentro do seu ambiente de trabalho.
Muitos acreditam que essas duas palavras significam a mesma coisa, mas são bastantes diferentes. O que elas têm em comum? Ambas lidam com pessoas.
Chefes possuem alguma vantagem?
Chefes em geral são bons gestores de recursos materiais, são experientes e ótimos técnicos, mas nem sempre são bons em lidar com pessoas. Seu foco é cumprir orçamentos, cobrar resultados e direcionar os esforços a fim de atingir metas.
Exercem a chefia no estilo “manda quem pode, obedece quem tem juízo”, e se impõem muito mais pelo medo do que pelo respeito. Chefes às vezes exigem das pessoas aquilo que elas não podem ou não estão preparadas para dar.
Lideres posssuem vantagens?
Já quando um líder está à frente de uma equipe, o material humano entra na equação para se obter resultados e bater metas. Em vez de simplesmente delegar tarefas, ele procura tirar o melhor de cada um. Ou, como bem resumiu Abraham Lincoln, um dos maiores presidentes dos Estados Unidos, “a maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns. ”
Um aspecto essencial que diferencia um chefe de um líder de verdade é a comunicação com as pessoas sob seu comando. Chefes, em geral, não se preocupam com o tom das mensagens. Tudo que eles querem é transmitir ordens e pedidos da forma mais clara possível para que sejam atendidos.
Já os líderes fazem questão que a equipe compreenda o processo, a razão pela qual as coisas precisam ser feitas de determinado modo para que dê certo no final. E mais: ele escuta as pessoas e leva em conta o que elas dizem.
Um líder consegue fazer com que as pessoas dêem o melhor de si de forma espontânea, transformando a pressão por resultados em motivação genuína.
A liderança e seus detalhes
Ele promove um bom ambiente de trabalho, estimula o aprimoramento de sua equipe e sabe que o sucesso de um é o sucesso de todos. Costuma encarar os seus erros e os dos outros como oportunidades de aprendizado e crescimento. Também sabe ser firme, mas sem perder a gentileza e o respeito. É aquela máxima: elogios devem ser falados em público, broncas no privado.
Um chefe pode até gerar resultados no curto prazo, mas ele não se sustenta ao longo do tempo, porque seu comportamento não motiva o time. Um chefe que se limita a distribuir tarefas, de modo que cada um só faça aquilo que esteja dentro de suas funções e nada mais, está fadado ao insucesso a longo prazo.
Já um líder faz com que as pessoas não só cumpram com as suas rotinas, como colabore com seus colegas.
Além de dominar a parte técnica do seu ofício, um chefe que é também um líder preocupa-se em passar para os outros aquilo que sabe. Pois ele entende que transmitir conhecimento não significa abrir espaço para a concorrência, mas formar uma nova geração de futuros líderes.
E agora que você chegou até aqui, responda para si mesmo. Você é um chefe ou um líder?
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